TUDO SOBRE HIDRATAÇÃO DA PELE
A hidratação é um etapa essencial na rotina de cuidados diários com a pele, para mante-la bonita, macia e saudável.
Hidratar é repor ou reter água na derme e epiderme, que são as camadas mais superficiais da pele. Quando a pele está hidratada, ela não só fica mais macia e bonita, como também mais protegida conta as agressões externas do dia a dia.
Peles mais maduras normalmente perdem uma quantidade maior de água por déficit na sua função de barreira, e por isso precisam de mais atenção. Uma pele saudável é uma pele corretamente hidratada.
Os principais fatores de desidratação da pele são um clima muito frio e seco, excesso de exposição ao sol; uso de alguns medicamentos, esfoliação excessiva e banhos de mar e piscina.
Quando a pele perde água, ela fica ressecada e vulnerável, suscetível à descamação, feridas, rachaduras e até algumas doenças de pele como dermatite e psoríase. Antes da beleza, a hidratação favorece também a saúde da pele.
A melhor maneira de hidratar a pele é após o banho, com a pele seca, pois ela estará mais propensa à absorção dos cremes hidratantes. Opte por lavar a pele sempre com água fria, pois a água quente remove toda a emulsão epicutânea natural da pele, deixando-a desprotegida.
Ao usar hidratantes no rosto, faça movimentos circulares e ascendentes, para estimular a circulação e use um hidratante específico para o rosto e outro para o corpo, pois são formulados para atender características específicas.
Além da maciez, viço e luminosidade, a hidratação protege a pele e previne o envelhecimento precoce, preservando a elasticidade e o colágeno da pele.
MITOS E VERDADES SOBRE A HIDRATAÇÃO DA PELE
Pele oleosa não precisa de hidratação.
Mito! Todo o tipo de pele necessita de hidratação para se manter saudável. Quem tem pele oleosa deve escolher hidratantes leves e sem óleo na composição.
Sudorese intensa anula o efeito do hidratante
Mito! O suor é rico em sais minerais e acaba sendo um tipo de hidratante para a pele. A sudorese não anula o efeito de um bom creme hidratante e até pode potencializá-lo. Não podemos esquecer, porém, de repor a perda de líquidos gerada pelo o suor através da ingestão de líquidos.
Pele seca é uma pele desidratada.
Mito! Pele seca é um tipo de pele com baixa produção de sebo pelas glândulas sebáceas. A pele desidratada é uma pele sem umidade na derme e epiderme. Mas em ambos os casos, é necessário usar hidratantes específicos para cada condição.
Água termal ajuda na hidratação.
Verdade! A água termal é rica em minerais que ajudam a manter a hidratação da pele e melhorar a sua umidade num todo. Ela também acalma e deixa a pele bem fresquinha.
Vitamina C não é eficiente na hidratação
Mito! Ao agir como antioxidante e manter as estruturas e as funcionalidades da pele mais preservadas, a vitamina C pode sim ajudar na hidratação da pele.
Substâncias como parabenos e óleo mineral são prejudiciais
Verdade! Parabenos são comprovadamente cancerígenos, óleos minerais podem sensibilizar a pele e podem estar contaminados com substâncias também potencialmente cancerígenas. Então a dica é optar por produtos naturais.
Comentários
Postar um comentário