DIA INTERNACIONAL DA MULHER: DIA DE LUTA

yes we can
A blogger Meg Mamede pelas lentes de May Rabello

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, mas você sabe como surgiu esta data comemorativa?


O Dia da Mulher surgiu como um dia de luta, para relembrar as conquistas das mulheres e lembrar que essa luta ainda não acabou.


A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu entre o final do século XIX e o início do século XX nos EUA e na Europa, no contexto das lutas feministas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto. Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhagen, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras, mas sem fixar uma data específica.


A primeira celebração deu-se a 28 de fevereiro de 1909 nos EUA, seguida de manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes.


O ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.


Por muitos anos, associou-se o dia 8 de março à ocorrência de grandes incêndios em fábricas, no início do século, quando dezenas de operárias teriam perecido. O mais conhecido desses incidentes é o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que ocorreu em 25 de março de 1911, e matou 125 mulheres entre 13 e 23, além de 21 homens. O sacrifício das trabalhadoras da Triangle se incorporou ao imaginário coletivo da luta das mulheres, mas o processo de instituição de um Dia Internacional da Mulher já vinha desde algum tempo antes.


No início do século 20, a luta das mulheres – que não tinham direito nem mesmo de abrir uma conta no banco sem a permissão do pai ou marido – se fortaleceu muito ao redor do mundo. Desde o final do século anterior, trabalhadoras de diversos países se mobilizavam para exigir melhores condições de trabalho, jornada mais curta, direito à licença maternidade e ao voto. Aquilo que hoje consideramos corriqueiro, foi conquistado a duras penas pelas mulheres que nos precederam.


É verdade que as mulheres ainda têm um longo caminho pela frente na luta por direitos e por respeito, mas, de fato, as conquistas já são muitas. O direito ao voto, à propriedade e à contracepção são alguns direitos que as mulheres conquistaram no Brasil no século 20. Além, é claro, da criação da Lei Maria da Penha, que fez com que a violência contra a mulher passasse a ser considerada crime desde 2006.


Aproveite o Dia da Mulher para refletir sobre ações que podemos efetuar para reduzir as desigualdades entre mulheres e homens e valorizar as mulheres ao seu redor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é e como usar Sérum Facial

5 MOTIVOS PARA CONSUMIR COSMÉTICOS CONSCIENTES

7 FORMAS DE USAR ÓLEOS ESSENCIAIS PARA LIMPEZA DA CASA