COMO FAZER A TRANSIÇÃO DE COSMÉTICOS CONVENCIONAIS PARA COSMÉTICOS NATURAIS


O Brasil é um dos países que mais consome produtos de beleza no mundo e o mercado vem se adaptando ao crescente volume de consumidores que busca opções de maquiagens e cosméticos mais naturais.



Nos últimos, nossas prateleiras receberam várias novas marcas conscientes, com pegada vegana, orgânica e cruelty-free. Já temos muitas ótimas opções de todos os tipos de produtos, e este é um ótimo momento para você fazer a transição dos cosméticos convencionais para os naturais.

Quando repensamos nossa forma de consumo nos damos conta de que é preciso mudar. Por nós e pelo mundo em que vivemos.

Quem passou por esse processo com certeza já sentiu muita vontade de fazer uma mudança radical na nècessaire e trocar tudo de vez por itens orgânicos, veganos, naturais… Mas é preciso entender o motivo que nos leva a essa mudança. Problema de saúde? Causa animal ou ambiental? Novas experiências? Pense!

Entender porque usar i, cosmético natural é simples, mas a transição não é simplória, e nem sempre rápida.

Para uma transição eficaz, é importante saber o que diferencia um cosmético natural de um convencional.

Os cosméticos naturais são caracterizados por não conterem aditivos químicos na composição. Eles precisam ter 95% das matérias-primas naturais. Os outros 5% podem conter substâncias sintéticas, mas só se liberadas. Há muito produto por aí se dizendo natural, mas que não atende esse critério. Por isso a importância de sempre ler e entender o rótulo das embalagens.

Informação é a base de todo o processo de mudança. Crie o hábito de ler os rótulos e, com o tempo, vai entender melhor do que o produto é feito.

A melhor forma de fazer a transição é aos poucos.

Vá substituindo gradativamente os produtos que estão acabando por opções mais naturais. Você pode fazer uma faxina no armário de cosméticos e se desfazer daquilo que não tem necessidade de estar lá, que você nunca usa, que está vencido. E aí você vai substituindo aos poucos, sem pressa, sem stress.

Uma estratégia é trocar o que usa mais ou cujas fórmulas são mais nocivas, como desodorantes.

Cremes, máscaras e hidratantes também podem ser os primeiros da lista a serem substituídos, pois há uma infinidade de ótimas opções naturais no mercado.

Você tem itens favoritos e sente muito apego? Ao invés de excluí-los da sua rotina, reduza o uso até encontrar um substituto.

Pense naquela paleta de maquiagem com mil cores, das quais você realmente usou meia dúzia. Lembrar dessa paleta vai te ajudar a escolher produtos multifuncionais, e desperdiçar menos.

A transição pode demorar meses, ou até anos, depende de cada um. Para uma transição realmente ser eficaz, você deve respeitar o seu tempo, ir desapegando quando achar necessário.

Esteja consciente de que cada escolha você faz contribui com uma mudança no mundo. Tenha sempre em mente o porquê das suas escolhas. Assim você corre menos riscos de se desanimar no meio do caminho, desistir ou mesmo se frustrar.

O processo acontece aos poucos. Depois de tanto tempo usando apenas produtos convencionais, é normal estranhar aquilo que é novo.

Mudar trabalha nossos desejos (aquele produto hit que todo mundo está usando), frustrações (aqueles produtos que você não conseguiu ainda achar substituto) e apegos (aqueles produtos dos quais você não consegue se livrar de jeito nenhum). Por isso é importante pensar nas causas que te levaram à transição e traçar uma forma realista de faze-la.

A verdade é que somente você sabe como deverá ser a sua transição – se suave, ou drástica -, quais desafios terá, a hora de avançar ou mesmo recuar.

E, se quiser dar uma ajudinha para alguém fazer a transição, presenteie com cosméticos naturais.

Comentários

  1. Parabéns e gratidão pela opção sem Crueldade Animal! Só há beleza com consciência!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é e como usar Sérum Facial

5 MOTIVOS PARA CONSUMIR COSMÉTICOS CONSCIENTES

7 FORMAS DE USAR ÓLEOS ESSENCIAIS PARA LIMPEZA DA CASA