SLOW BEAUTY


O movimento já ganhou uma legião de adeptas aqui no Brasil, não para de crescer e já chama a atenção das grandes indústrias tradicionais. 




O movimento slow beauty surgiu no EUA, na onda do slow food e do slow fashion. Slow significa “devagar, lento, sem pressa”. A filosofia incentiva a redução do consumo de cosméticos tradicionais e o uso de produtos naturais, orgânicos e até feitos em casa. 

Trata-se de uma resposta a um estilo de vida que se tornou rápido demais, um resgate de como as nossas ancestrais cuidavam da beleza. 




ATENÇÃO PARA O EQUILÍBRIO DO CORPO 

A indústria convencional da beleza é centrada em produtos com ênfase em mudar a nós mesmos, em esconder os sinais do envelhecimento e fazer reparos rápidos. Com o slow beauty, a ideia é desacelerar e mudar para o cuidado com o equilíbrio do corpo. 

Ao optar por cosméticos com ativos de origem natural, pouco a pouco a nossa beleza natural começa a ser ressaltada. Com o tempo, ganhamos consciência de que aquela olheira, por exemplo, é sinal de que tivemos pouco descanso. Ou ainda, de que a pele ressecada é sinal de que pode faltar água em nossa alimentação. 


CONSCIÊNCIA AMBIENTAL 

Produtos convencionais podem entregar performance imediata, mas prejudicam mais o meio ambiente a longo prazo. Ingredientes como parabenos, derivados de petróleo, metais pesados dentre outros, provocam danos para o meio ambiente e para a saúde. Essas substâncias não são biodegradáveis e contaminam os lençóis freáticos e animais aquáticos. 

Por ser uma filosofia que prega o bem estar, uma das regras de ouro é evitar produtos de origem animal ou testado em animais, que causam sofrimento desnecessário aos bichinhos. 


MENOS É MAIS 

Todas já tivemos algum cosmético que foi comprado e nunca utilizado ou pouquíssimo utilizado. O movimento slow beauty prega que deve-se adquirir apenas o necessário evitando os desperdícios. 

Nesse conceito não se prega o desleixo ou a falta de cuidado, mas sim o cuidado consciente, incluindo saúde e bem-estar na rotina diária de cuidados. 

Consumir com consciência também diz respeito a reduz o volume de embalagens que jogamos no lixo, bem como o uso racional da água na composição dos produtos bem como itens que precisam de menos água para sua utilização ou remoção. 


DE OLHO NO RÓTULO 

Segundo o Instituto Biodinâmico (IBD), órgão certificador da categoria, só podem ser considerados orgânicos os itens com pelo menos 95% de ingredientes orgânicos. Se tiverem a partir de 70%, são denominados “produtos feitos com ingredientes ou matérias primas orgânicas”. Abaixo de 70%, são descritos como “naturais”. 

Atenção aos produtos denominados veganos e cruelty-free. Eles podem não ser testados em animais ou conter materiais de origem animal, mas podem ser completamente sintéticos, com quase nada de matérias primas naturais. Ou seja, eles até preservam os bichinhos, mas não podem ser chamados de slow beauty


MUDANDO DE FORMA SLOW 

Se você se identifica com a filosofia slow beauty, você pode fazer algumas mudanças na rua rotina de cuidados. 

A mudança pode ser gradativa, slow. Você não precisa se desfazer de tudo o que já tem. Comece fazendo uma limpeza na nécessaire. Se desfaça de tudo o que estiver vencido, dê de presente para aquilo que você não usa, tente ficar com o mínimo possível, só aquilo que faz sentido para você. 

A medida em que seus produtos forem acabando, pense em substituí-los por opções com menos química. Busque nos rótulos ingredientes naturais e produtos que não tenham sido testados em animais. De pouquinho em pouquinho, você vai transformando seu ritual diário. Outra dica é substituir primeiro os itens que você mais usa. 


ONDE EU ME ENCAIXO?

1. O envelhecimento faz parte da vida e você se resusa a entrar em guerra com ele?

2. Tratamentos estéticos e anti envelhecimento, feito em clínicas específicas são um momento raro da sua vida ?

3. Sua nécessaire é bem modesta e você só tem o que você usa de verdade?

4. Adora receitas caseiras para cuidar da pele e do cabelo?

5. Acompanha feliz a evolução dos creminhos orgânicos no mercado?

6. Lê todos os rótulos no supermercado e só compra produtos com baixo teor de substâncias artificiais ou nocivas ao organismo?

7. Opta por produtos cruelty-free?

8. Adotou uma alimentação mais natural, começou a consumir produtos orgânicos ou reduziu os ultraprocessados?

9. Você usa produtos de empresas comprometidas com a preservação do meio ambiente e a estrutura do comércio justo?


Se você respondeu sim à maioria destas perguntas, parabéns! Você é adepta do movimento slow beauty

Nós aqui da Clara Beleza Consciente tempos excelentes opções de produtos para você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é e como usar Sérum Facial

5 MOTIVOS PARA CONSUMIR COSMÉTICOS CONSCIENTES

7 FORMAS DE USAR ÓLEOS ESSENCIAIS PARA LIMPEZA DA CASA