5 MOTIVOS PARA CONSUMIR COSMÉTICOS CONSCIENTES
A tendência da beleza natural e consciente, que embeleza sem agredir, é uma revolução incrível para a indústria dos cosméticos e está mudando os nossos hábitos de cuidados pessoais. Nunca foi tão fácil encontrar opções de dermocosméticos e produtos de beleza naturais, orgânicos e veganos.
Mas mudar hábitos que fazem parte da nossa rotina durante anos nem sempre é uma tarefa simples. É preciso superar a desconfiança e se desgarrar de velhos hábitos.
Refletir sobre seu estilo de vida e seus conceitos sobre saúde, bem-estar e sustentabilidade, é um excelente primeiro passo.
Para te ajudar, listamos a seguir 5 ótimos motivos para você consumir cosméticos conscientes.
1 – Preocupação com o Meio Ambiente
Depois de utilizarmos cosméticos e itens de higiene, aquilo que o corpo não absorve volta para o meio ambiente. Quando usamos shampoo, sabonete ou um desodorante por exemplo, os componentes sintéticos presentes nestes produtos vão embora junto com a água ou com o ar. Ao usar cosméticos naturais e orgânicos, esses resíduos não prejudicam o meio ambiente. Algumas empresas já trabalham com embalagens biodegradáveis e até as recebem de volta após usadas para promover a reciclagem.
2 – Bem estar animal
O termo “cruelty free” tem se popularizado e indica produtos que não passam por testes em animais. Já o termo “vegano” quer dizer que além de não serem testados em animais, os produtos também não possuem qualquer ingrediente de origem animal.
Estima-se que 115milhões de animas são usados por ano em pesquisas. São coelhos, cães e camundongos, entre outros, criados em viveiros e geralmente sacrificados após o estudo, após sofrerem muito.
Existem outros métodos seguros para testar, mas testar em animais é mais barato e demanda menos pesquisa por parte das empresas.
3 – Qualidade dos Ativos
Quem usa cosmético orgânico sente a diferença na variedade de princípios ativos utilizados e na qualidade e leveza dos produtos.
Além dos benefícios estéticos, os cosméticos orgânicos têm em sua composição derivados de fontes ricas em muitos tipos de nutrientes como vitaminas, minerais e metabólitos secundários, que são importantes para o nosso organismo como um todo. Como são biocompatíveis com a pele, tem ótima absorção e ótima eficácia, e com chances reduzidas de causar de reações alérgicas.
4 - Cadeia de produção sustentável
Neste contexto, ser sustentável é entender o que está no rótulo do produto, quais são seus ingredientes e qual o impacto que este produto gerou para ser fabricado e ainda vai gerar ao ambiente após sua utilização.
A produção dos cosméticos orgânicos em geral é feita através de uma cadeia de produção sustentável, desde a extração das matérias primas até o descarte das embalagens.
Ao optar por um cosmético natural e orgânico, estamos dando força a um modelo de negócios que promove o uso racional dos recursos naturais, a preservação do meio ambiente, a agricultura familiar e o respeito à vida animal.
5 - Saúde
Os cosméticos naturais e orgânicos tem pelo menos 95% de matérias primas de origem natural, reduzindo imensamente a absorção de ingredientes sintéticos e nocivos pelo nosso corpo através da pele.
Substâncias utilizadas em cosméticos tradicionais como conservantes e fragrâncias artificiais, parabenos, silicones, ingredientes geneticamente modificados ou irradiados, derivados de petróleo e metais pesados não são completamente eliminados pelo corpo após sua absorção e, pesquisas apontam que seus resíduos se instalam no tecido mamário, útero, ovário e até na placenta.
Comentários
Postar um comentário