Movimento Plant Based
O conceito de plant based é relativamente novo, tem menos de 10 anos, e é mais do que simplesmente uma dieta vegetariana.
Movimentos que envolvem consumo sustentável vêm ganhando cada vez mais força em todo o mundo. Muitas pessoas se conscientizaram do impacto ambiental de suas escolhas e passaram a adotar novos hábitos para melhorar a própria saúde e reduzir este impacto.
O plant based (baseado em plantas, em tradução livre) é um desses movimentos. Ele fez o mercado se abrir para produtos de origem vegetal e com cuidados de fabricação que atenda às demandas de consumidores engajados, exigentes e conscientes.
Em 2019, o consumo de produtos à base de plantas usados para substituir carnes foi 40% maior que no ano anterior e a projeção de crescimento seja é de 60% até 2025. No Brasil, o número de adeptos do vegetarianismo só vem aumentando. Segundo dados do IBGE, o país conta com aproximadamente 30 milhões de vegetarianos (14% da população). Indo ao supermercado, podemos perceber que, além de alimentos, aumentou a oferta de produtos de higiene pessoal e limpeza que unem o plant based e o veganismo.
Embora a base da alimentação e dos produtos de higiene e limpeza sejam os vegetais, a grande preocupação dos adeptos do plant based é com relação à origem das matérias-primas. A preferência é por produtos orgânicos, com origem e fabricação certificadas com selos como Certified Plant Based, Cruelty Free, Certificação Orgânica, entre outros.
Para a Organização para a Alimentação e Agricultura, uma dieta deve ter baixo impacto ambiental, contribuir para a segurança alimentar e nutricional e para uma vida saudável para as gerações presentes e futuras para ser considerada sustentável. É necessário, ainda, que seja acessível e que utilize da maneira mais eficiente possível os recursos humanos e naturais disponíveis. Ao adotar essa filosofia, é possível reduzir consideravelmente a pegada de carbono, a emissão de gases e demais impactos ambientais.
VEGANISMO X PLANT BASED
O conceito não deve ser confundido com o veganismo. Dentro do conceito há diferentes vertentes – inclusive as vertentes que consomem itens de procedência animal em quantidade reduzida. O que todas as vertentes têm em comum é a preferência por alimentos e produtos in natura ou minimamente processados (sem refinamento ou aditivos).
Ser vegano não é sobre a dieta, mas sim uma filosofia de vida que exclui toda forma de exploração e sofrimento animal que engloba desde a alimentação, excluindo alimentos derivados ou de origem animal, produtos testados em animais, até o que você veste, como por exemplo, o couro ou qualquer outro tipo de finalidade. Porém ter uma dieta baseada no veganismo, não significa tirar do cardápio alimentos industrializados, ou seja, as vezes um alimento pode ser considerado vegano, mas não é necessariamente plant based.
Um exemplo são os alimentos industrializados e ultra processados, que carregam corantes, conservantes, ou são produzidos com farinhas refinadas e açúcar – eles são excluídos do cardápio plant based, mas não de uma alimentação vegana.
BENEFÍCIOS DE UMA DIETA PLANT BASED
A prioridade de quem adota o estilo plant based é a saúde e a sustentabilidade. As dietas à base de plantas têm sido associadas à melhoria do bem-estar físico e emocional, à redução do estresse e do risco de desenvolver depressão, e ao aumento da qualidade de vida e saúde geral, especialmente em pessoas diabéticas.
Com relação à saúde do planeta, uma publicação da International Weekly Journal of Science divulgou que a adoção de hábitos pautados pelos pilares do plant based diminuiria em 250 vezes as emissões de gases do efeito estufa e em 60% o consumo de água.
O crescimento da dieta plant based se deve ao reconhecimento de seus benefícios, já que a ingestão diária de carne, gordura e excesso de carboidratos, tem sido associada ao aumento de doenças crônicas na população, ou seja, essa dieta pode ser uma forte aliada no tratamento da obesidade, diabetes e hipertensão, por exemplo.
Benefícios da alimentação à base de plantas
• Diminui os níveis séricos de colesterol;
• Reduz o risco e prevalência de doença cardiovascular em até 30%;
• É eficaz no tratamento de diabetes tipo 2;
• Previne diversos tipos de câncer;
• Ajuda na manutenção do peso;
• Ajuda a reduzir a hipertensão arterial.
Se você gostou da dica e quer aderir ao cardápio plant based, a dieta inclui principalmente os alimentos que vem da terra, como frutas, legumes, verduras, tubérculos, leguminosas, grãos, oleaginosas e sementes e, de preferência, alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos.
A adoção de hábitos de consumo alinhados com os conceitos do plant based não precisa ser de forma radical. A substituição gradativa dos produtos e a consciência do impacto causado pelas nossas escolhas já faz uma grande diferença para o futuro do planeta. Uma forma de fazer isso é substituir aos poucos os produtos que usamos – sejam alimentícios, cosméticos ou de limpeza – por um produto deste tipo, e ir aos poucos testando alternativas e adotando novas formas de consumo mais sustentáveis.
Na nossa loja você encontra várias opções de produtos para uso diário, além de cosméticos e maquiagens de marcas atentas ao movimento plant based e de consumo consciente e sustentável.
Comentários
Postar um comentário